Categorias
Vida Universitária

Como parar de procrastinar na vida universitária

Você tem dificuldades para sentar e começar a estudar? Acredite, você não está sozinhblümchenkleid lang ruote alluminio alto profilo amazon pink air jordans brandon aiyuk jersey pralka wf1802xec náhradní díly na bicí brandon aiyuk youth jersey casque stereo gaming noir pour ps4 custom basketball jersey maker levis avellino auto parts store cadeira gamer é boa para home office clarks pumps 39 cardigan bambino guess aladdin cap الكويت o. Muita gente procrastina nesse momento, ou em bom português acaba fazendo tudo – menos estudar. Vem ver como parar de procrastinar na vida universitária!

Ta, mas o que é a procrastinar?

Não tem nada a ver com força de vontade. Os seres humanos têm procrastinado há milhares de anos, algo que Sócrates e Aristóteles chamavam de: Akrasia.

Akrasia, em termos mais atuais, é quando você não faz aquilo que sabe que deveria estar fazendo. Como estudar para uma prova ou começar aquele trabalho gigante

Bom, mas então o que fazer para parar com a procrastinação?

Por que universitário procrastina?

Em primeiro lugar, é importante entender a razão de estar deixando esse trabalho para depois. É porque ele parece muito extenso? Você tem dúvidas se será capaz?

Entender o que te impede de começar pode auxiliar bastante no combate da procrastinação. Caso esteja com dificuldades, há testes para fazer e descobrir mais.

Atitudes que podem ajudar o universitário a parar de procrastinar

Remova seus obstáculos.

Caso haja uma atitude inicial que te proibe de começar a estudar, retire-a. Se é seu feed das redes sociais, por exemplo, coloque limites no celular. Caso não saiba por onde começar a estudar ou fazer aquele trabalho, faça um plano do que deve ser feito. Vai te ajudar a parar de procrastinar.

Caso o celular, ou o Instagram, ou o WhatsApp especificamente, sejam seu problema, que tal tirar de perto por um tempo? Se você for como xs estagiárixs, essa pode ser uma sugestão ousada. Porém, acredite. Vale a pena guardar o celular por uns minutos, especialmente se você usar o método Pomodoro.

Comece

Se estiver procrastinando por medo, vá com medo mesmo. É a hora de usar essa filosofia e começar. Sim, há matérias e tarefas que assustam a gente, mas apostamos que você conseguirá ir mais longe que imagina.

Diminua a tarefa em “pacotes” menores.

Se a tarefa parece grande demais, pode ser importante dividi-la. Isso permite acompanhar seu progresso, bem como ter o sentimento de (pequenas) tarefas cumpridas.

Tenha metas

Especialmente num projeto maior, como o trabalho de conclusão de curso, ter metas reais pode te auxiliar muito a parar de procrastinar. Assim, essas tarefas têm prazo, o que deixa mais fácil, e urgente, concluí-las.

“Planeje” os imprevistos

Segundo diversas pesquisas, uma das maiores razões para a frustração com planos é não lembrar de imprevistos. O ser humano, de maneira geral, é péssimo para estimar o tempo de uma tarefa.

Por isso, quando planejar o tempo necessário para realizar algo, calcule cerca de 30% mais que imagina inicialmente. Se acabar antes, mais tempo para fazer outras tarefas ou descansar

Por fim, não se cobre demais se procrastinar, especialmente na vida universitária. É normal e acontece com todos, desde a Grécia antiga. O mais importante é lembrar dos seus objetivos, se conhecer e saber o porque de isso acontecer e por fim sempre tentar melhorar. E aí, bora parar de procrastinar na vida universitária?